top of page
Hub ESG Suape.png

HUB ESG SUAPE

A IKONE foi contratada pela UNESCO, a fim de desenvolver uma solução ESG para o Complexo Industrial e Logístico de SUAPE, este projeto foi o veículo em que a administração de SUAPE ancorou os esforços e desenhou uma estratégia de alavancagem de investimentos socioambientais no território de SUAPE a partir de uma elaboração de uma matriz de convivência e materialidade.

CARGO E DURAÇÃO
Lead UX Designer
Jan - Jun 2
023

O problema

O Porto de Suape é um importante polo industrial e logístico da região Nordeste do Brasil, mas o crescimento desordenado das atividades industriais e logísticas tem gerado impactos significativos no meio ambiente e na sociedade.

 

Nesse cenário, a IKONE em parceria com a UNESCO propõe uma abordagem sustentável para o território de Suape, a fim de minimizar os impactos negativos e promover o desenvolvimento socioeconômico de forma responsável e sustentável.

O Estudo

Compreendendo a importância de se adotar práticas ESG em todo o território, percebemos que era necessário para o porto um engajamento e comprometimento por parte dos gestores e colaboradores, além de uma mudança de cultura organizacional.

 

É preciso também que existam frameworks e indicadores que possam medir o impacto das ações ESG e que possam guiar as empresas na tomada de decisão.

 

Portanto, o ficou claro desde o começo que o projeto visaria justamente a criação de um framework de indicadores e métricas de impacto e ESG para a região de Suape, contribuindo para a promoção de um desenvolvimento sustentável e responsável.

 

Nesse sentido, foram então desenvolvidas as matrizes de materialidade e de convivência do território, com o objetivo de tornar simples o entendimento de como cada atividade desenvolvida dentro do complexo portuário afeta o seu entorno.

porto-de-suape.png

matriz de materialidade

A matriz de materialidade baseada nesses eixos permite identificar os principais aspectos de sustentabilidade que devem ser considerados no planejamento, implantação e gestão das atividades no Complexo Industrial e Portuário de Suape

a solução

Após o levantamento de todas as matrizes e dos principais indicadores do complexo portuário, foi desenhado um plano de 5 anos de implementações de medidas ESG de alto impacto para mitigar todos os danos socioambientais causados pela operação do Porto de Suape, dentre essas ações há a implementação de uma plataforma do HUB ESG, onde agentes locais (de empresas do complexo até associações de moradores locais) possam oferecer soluções ESG para outros agentes locais, e na medida que essas soluções vão sendo contratadas elas vão atualizando em tempo real a qualidade dos indicadores de todo o Porto de Suape.

Essa plataforma foi desenvolvida até o momento apenas a nível conceitual com base nos estudos levantados, sendo o principal objetivo dela o de promover a adoção de práticas de produção sustentáveis em pelo menos 50% das empresas de alto impacto do complexo em até 5 anos

o produto

bottom of page